FANDOM

Caldeiraomagico
O caldeirão mágico (título no Brasil) ou Taran e o caldeirão mágico (título em Portugal) (título original: The Black Cauldron), é o 25.o longa-metragem de animação dos estúdios Disney, lançado em 24 de julho de 1985. O filme é baseado na série As Crônicas de Prydain, de Lloyd Alexander. O filme foi dirigido por Ted Berman e Richard Rich, e para a sua versão em Inglês realizadas as vozes de Grant Bardsley, Susan Sheridan, Freddie Jones, Nigel Hawthorne, e John Hurt.thumb|300px|right

A história se passa na mítica terra de Prydain, onde um garoto chamado Taran assume uma missão heróica: com uma espada mágica, ele precisa impedir que o malvado Horned King libere os poderes sobrenaturais de um caldeirão mágico. Para isso, ele conta com a ajuda da princesa Eilonwy, de Gurgi, de Fflewddur Fflam e de Doli. Um videogame baseado no filme foi lançado em 1986.The Black Cauldron este foi o primeiro filme de desenho animado da Disney feito em cooperação com a Silver Screen Partners II. O filme foi a primeira utilização do processo de APT em um filme, que substituiu Xerografia na Disney. A característica mais caro animação feita a partir de seu lançamento em 1985. Custou US $ 25 milhões para produzir, mas arrecadou apenas 21 milhões dólares nas bilheterias norte-americanas. O recurso de animação da Disney para empregar imagens geradas por computador, The Black Cauldron foi também o primeiro filme animado da Disney para obter uma classificação PG da MPAA. Avaliação do filme foi o resultado de uma série de cenas escuras e violentas, algumas das quais foram editadas do filme recém-instalado pelo chefe do estúdio, Jeffrey Katzenberg, antes do lançamento do filme. Este foi o primeiro filme animado produzido pela Disney em que os personagens não cantam. A maior parte das cenas cortadas envolvidos os mortos-vivos "Cauldron Born", que são utilizados como o exército Horned King's no ato final do filme. Enquanto a maioria das cenas foram facilmente removidos da película, um corte envolvendo um Cauldron Born matar uma pessoa por corte no pescoço e tronco criado um salto na trilha sonora do filme. Além disso, uma cena envolvendo Taran tomando a espada mágica e matando seus inimigos enquanto ele escapa do castelo Horned King's pela primeira vez foi removido, bem como uma outra cena com a princesa Eilonwy parcialmente nua como tecido foi arrancado de seu vestido enquanto ela está pendurada por suas mãos. Outro corte cena mostrava um homem sendo dissolvido por neblina. A partir de Janeiro 2010, uma versão do filme com as cenas removidas restaurado nunca foi lançado. Uma versão do filme com cortes mais tem aparecido no Disney Channel e Toon Disney.