FANDOM

Imagem 006
Alice no País das Maravilhas (em inglês: Alice in Wonderland) é um filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1951. É uma adaptação do clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. Em Portugal, o título mudou no relançamento para Alice no País das Fadas, mas na sua recente produção em DVD recebeu outra vez o título anterior. A produção deste filme durou cinco anos, e foi anteriormente desenvolvido durante dez anos.thumb|300px|rightNo Brasil o filme teve duas dublagens, a original feita no ano de 1951 no estúdio Continental Discos, e uma segunda feita em 1991 na Herbert Richers sob encomenda do SBT. Alguns nomes receberam traduções diferentes em cada dublagem, por exemplo, na Continetal Discos o "Cheshire Cat" recebeu o nome de "Mestre Gato", e na Herbert Richer foi chamado de "Gato de Cheshire", que se aproximava mais do nome original do personagem. E também há diferenças entre as falas, como o poema recitado pelo ratinho na cena do Chá de Desaniversário, na dublagem original ele recita: "Brilha, brilha Morceguinho", e na segunda: "Sou pequenininho, do tamanho de um botão". Outra diferença são as músicas cantadas durante o filme, que não foram traduzidas na segunda dublagem. A dublagem original foi lançada em VHS e atualmente em DVD, enquanto a segunda dublagem, só foi exibida apenas no SBT no início de 1991, e depois disso acabou sendo substituída pela dublagem original de 1951 nas exibições do canal.

Em Portugal a primeira vez que surgiu o filme Alice no País das Maravilhas, a dublagem que foi posta à venda era a mesma que a versão mostrada pelo Brasil em 1951. Recentemente, na reedição dos VHS para DVD surgiu uma nova dublagem para este filme em Portugal com as músicas e falas praticamente inalteradas, só adaptadas ao sotaque e as expressões mais características de Portugal. Nos Estados Unidos teve o anúncio do Blu-ray e DVD Alice no País das Maravilhas, Edição Especial de 60o Aniversário. A Edição Comemorativa dos 60 anos de Alice no País das Maravilhas chegam em 2011.

  • o que vem ai
  • Em 2011, Alice no País das Maravilhas será anunciado para o lançamento pela primeira vez em Blu-ray (agora em Alta-Definição) e também disponível em DVD para celebrar os 60 anos do filme (O filme Alice no País das Maravilhas será lançado em Edição de 60o Aniversário) e agora com restauração digital totalmente nova com muito contraste e nitdez e também com qualidade de som.